Plantão Psicológico

Descrição

O plantão psicológico é entendido como uma modalidade de atendimento clínico reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e que difere dos modelos tradicionais de psicoterapia por focar em urgências psíquicas. Este tipo de atendimento clínico foi inspirado no walk in clinics, nos Estados Unidos, Canadá e parte da Europa, com o intuito de oferecer um pronto atendimento emergencial e em momentos de crise, de maneira empática, com tempo limitado e sem agendamento prévio. Posteriormente, após resolução da crise, tais indivíduos costumam retomar suas atividades cotidianas, além de muitas vezes não possuírem recursos financeiros para manter um tratamento.

Neste tipo de atendimento, cabe também ao terapeuta avaliar se é necessário atender tal paciente mais de uma vez consecutiva, com algum tipo de encaminhamento, ou se apenas uma única sessão é capaz de atender a demanda daquele cliente, já que o objetivo não é o processo terapêutico.

Geralmente é ofertado nas instituições, escolas, hospitais e clínicas, por exemplo, nas quais há profissionais disponíveis que prestam este tipo de serviço em um horário fixo preestabelecido.

Salienta-se que todas as pessoas que têm interesse em procurar o serviço de plantão psicológico também têm resguardado seu direito ao sigilo profissional.

Depoimentos

Certifique-se! Busque um psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)