Transtorno de Ansiedade

Descrição

Definida como uma reação emocional no qual sinaliza incerteza ou ameaça no ambiente, a ansiedade figurou com destaque na literatura como uma das mais universais reações importantes do estresse vividas pelo indivíduo. Como tal, a ansiedade é quase tida como um sinônimo de estresse psicológico.

Tido como o eixo de ação para os diversos tipos de transtornos ansiosos, o modelo cognitivo para os transtornos de ansiedade começa com a exacerbação dos pacientes na probabilidade da ocorrência e eventos negativos e dos custos decorrentes desses eventos para eles. Os pacientes geralmente apresentam uma tendenciosidade a errar em sua estimativa em lidar com a adversidade e os recursos que eles têm para enfrentá-los. Eles geralmente acreditam que são ameaçados pelo perigo iminente e reagem seguindo essa perspectiva. Geralmente, os pacientes ansiosos evitam situações nas quais possam exercer gatilhos comportamentais ou fisiológicos, até mesmo na ativação dos seus próprios pensamentos ou estados emocionais.

O tratamento da TCC para os tipos de transtornos de ansiedade é considerar e avaliar que o paciente geralmente evita algo que ele percebe como desconfortável, amedrontador ou perigoso para ele.

Depoimentos

Certifique-se! Busque um psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)