Depressão

Descrição

A depressão é considerada como um dos transtornos mentais com alta prevalência na população mundial constituindo-se como um grande problema de saúde pública. Há uma projeção de que até 2020, a depressão seja a segunda causa de incapacitação no mundo, atrás apenas da doença coronariana isquêmica.

Postula-se que eventos negativos vivenciados na infância podem ser fatores de risco que desencadeiam a depressão, porém há também que se considerar a importância de como o evento é interpretado pela pessoa, características filogenéticas e temperamentais diante do quadro depressivo.

Na depressão, algumas características ( cinco ou mais) desse transtorno devem ser observados por duas semanas (os dois primeiros obrigatoriamente) para abordar questões referentes ao potencial diagnóstico: humor depressivo, diminuição acentuada do interesse ou do prazer, alteração de peso ou do apetite, insônia ou hipersonia, agitacão psicomotora ou retardo, cansaço ou falta de energia, sentir-se sem valor ou culpa excessiva, dificuldade para pensar ou concentrar-se, pensamentos sobre morte ou ideação suicida. Se você estiver tendo esses sintomas durante algum tempo, busque ajuda profissional. Dê preferência a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC).

 

Depoimentos

Conheça o profissional

Dr. Luiz Ricardo Vieira Gonzaga CRP 06/79399

Terapeuta Cognitivo Comportamental

Mestre (PUC-Campinas, 2011) e Doutor em Psicologia (PUC-Campinas, 2012-2016). Licenciado e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2003, 2004). Especialista em Psicologia Clínica (USP, 2006).

Saiba mais

Certifique-se! Busque um psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)