Manejo do Estresse

Descrição

O estresse foi considerado, em 2001, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o grande mal do século XXI. O estresse é desencadeado por uma situação estressora que envolverá componentes físicos, emocionais e bioquímicos o qual o indivíduo interpretará o evento como uma ameaça ou um desafio que exigirá do organismo uma grande capacidade adaptativa. O propósito da reação de estresse seria proteger o organismo do perigo, tendo como objetivo primordial a preservação da vida.

Observa-se também que a intensidade do estresse demandará o uso de mais recursos internos do indivíduo sendo que um pouco de estresse movimenta o organismo para a ação, de modo que haja energia para lidar com os estressores. Por outro lado, quando o nível de estresse é alto, o organismo vê-se obrigado a demandar uma grande quantidade de energia adaptativa, desencadeando um desequilíbrio, podendo tornar o organismo vulnerável a doenças.

Procure um psicólogo especializado que possa ajudá-lo no gerenciamento do seu estresse quando você perceber que ele está acima do seu limite.

Depoimentos

Certifique-se! Busque um psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)