Transtorno Bipolar

Descrição

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado pela apresentação da desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscila entre a depressão e a mania. Quando o paciente está em estado de mania, ele apresenta humor eufórico ou irritado, com bastante mudança comportamental (redução da necessidade do sono, excesso de atividades de alto risco, por ex.) e com alterações cognitivas importantes (auto estima inflada, aceleração do pensamento, gastos financeiros desnecessários, por ex.). Formas graves podem vir acompanhadas de fuga de idéias, delírios de grandeza e alucinações. Esses sintomas duram em média mais de uma semana.

Assim, a Terapia Cognitivo-Comportamental para o TB é diferente da tradicional, pois geralmente o paciente não está na fase aguda da doença. Durante o tratamento, é muito utilizada a psicoeducação sobre o transtorno bem como outras estratégias terapêuticas.

Depoimentos

Certifique-se! Busque um psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)